Histórico

O JIU-JITSU

“Arte suave”.Este é verdadeiro significado de Jiu-Jitsu, cuja história tem berço na Índia antiga. A partir da necessidade de criar uma técnica de defesa contra as constantes invasões sofridas pelo país, os monges indianos, contrários ao uso da força, desenvolveram uma arte baseada no princípio da alavanca para combater a força física de seus oponentes. Séculos mais tarde, o Jiu-Jitsu atravessou fronteiras e passou a ser praticado por samurais em países como China e Japão.

Com o passar dos anos, o esporte chega ao Brasil através do Conde de Coma que repassa seus conhecimentos à família Gracie. Nasce, a partir de então, o Jiu-Jitsu Brasileiro, o melhor, mais completo e eficiente método de defesa pessoal do mundo.Tal reconhecimento levou muitos atletas a se utilizarem das técnicas do Jiu-Jitsu em competições de “Vale Tudo”, porém, não se deve confundir os dois esportes.

Hoje, o Jiu-Jitsu é o esporte que mais cresce no mundo, ganhando milhares de adeptos todos os anos. Por ser uma arte que não emprega golpes traumáticos, é passível de ser adequada à todas as idades e ambos os sexos. Desenvolve o equilíbrio, a força, a coordenação motora, além de estimular a capacidade de planejamento e estratégia.

 

FEDERAÇÃO DE JIU-JITSU DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL:

Por ser um esporte tão procurado, observa-se no Estado, bem como em todo o país, a disseminação de pseudo-academias de Jiu-Jitsu, tendo como responsáveis técnicos e orientadores, pessoas não capacitadas para este fim.

A partir dessa constatação, sentiu-se a necessidade de fundar uma entidade organizada e capacitada para representar os interesses deste segmento esportivo. Em 2003, é fundada a Federação de Jiu-Jitsu do Estado do Rio Grande do Sul (FJJ-RS), um instrumento que pretende normalizar, desenvolver e incentivar a prática do Jiu-Jitsu no Estado.

Estamos preocupados em educar através da filosofia do Jiu-Jitsu, a Federação propõe-se a regulamentar o esporte criando normas para profissionalizar o exercício da atividade de professor, conferindo maior seriedade, segurança e aproveitamento para os alunos. Além disso, objetiva supervisionar o funcionamento das academias filiadas e realizar campeonatos anuais para a divulgação do esporte e desenvolvimento dos atletas.

Ciente dos inúmeros benefícios gerados pelo Jiu-Jitsu e, sobretudo, por amor ao esporte, pessoas uniram-se em torno de um objetivo: agregar esforços para potencializar o Jiu-Jitsu como esporte e apoiar seus atletas.